quarta-feira, 17 de abril de 2013

Feng Shui - Um presente da sabedoria chinesa


Para os orientais, tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de "Chi". O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela  consiga fluir de maneira livre pela casa. Vocês  perceberam que existem casas ou locais de trabalho que nos causam estresse ou irritação e outros que ao contrário, conseguem nos acalmar mesmo nas situações de maior tensão? Pois há 3.000 anos o Feng Shui diz que isso não tem nenhum mistério, são apenas as correntes de energia invisíveis, as chamadas "Chi".

Hoje vamos ajudar vocês a harmonizar as energias de sua casa de acordo com o Feng Shui...


Figura que representa o Ba guá, via Casa Claudia

O Ba guá é uma figura de oito lados, cada lado é chamado de guá e cada um deles representa um elemento. É ele que vai nos auxiliar a organizar tudo e colocar cada coisa no seu lugar. O Ba guá deve ser colocado sobre a planta da casa ou ambiente que deseja harmonizar, para se orientar em relação aos elementos.
Vamos falar da cozinha, que é um elemento muito importante na sabedoria chinesa. Eles acreditam que o “chi” (energia) penetra na comida recém-cozida, beneficiando toda a família. A cozinha representa o elemento fogo e ativa a nossa riqueza. Uma boa iluminação, de preferencia natural, é muito importante neste lugar da casa. 

Exemplo de cozinha utilizando muita iluminação natural, via Decoração S

Para começar, faça o desenho ou planta da sua cozinha e posicione o ba guá de forma com que o lado (guá) do TRABALHO fique na parede da porta de entrada da cozinha, como nos desenhos abaixo.
Via Arquitetando na Net
Agora vamos analisar os elementos e ver qual a melhor posição dos móveis na sua cozinha... 

Começamos pela prosperidade, a área governa o dinheiro, mas também está relacionada com tudo que torna a vida mais rica. Um elemento ideal para ficar nesta posição é o fogão, que é considerado símbolo da riqueza, é importante que ele esteja posicionado de maneira que a pessoa que trabalha no nele possa ver quem entra sem precisar virar-se, pois acredita-se que a qualidade da comida é afetada se o cozinheiro levar um susto. Se necessário, uma boa solução é colocar um espelho para que o cozinheiro tenha condições de ver quem entra.

Como o fogão é a sede da riqueza da família, ele deve ser conservado limpo e em perfeitas condições. Qualquer problema com o fogão cria um Chí negativo e pode afetar a situação financeira da família. Se ele ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira, coloque um sino de vento ou cristal para evitar que a água (pia e geladeira) apague o fogo (a prosperidade do fogão). O sino de vento é um elemento usado para evitar que bons fluidos se dispersem.

Uma planta que também ajuda bastante é o manjericão e a manjerona , que além de trazer um bom chí, deixa um cheirinho agradável na cozinha. O manjericão incentiva a mente alerta e traz prosperidade e a manjerona combate a depressão e atrai bons pensamentos.
Dica: Deixe um manjericão dividindo fogão e pia, para equilibrar a energia do fogo e da água, que são contrários.


Via Refoege.com
Outros cuidados com a cozinha:
  • Facas e outros objetos cortantes na área de relacionamentos da cozinha são negativos e devem dar lugar a coisas mais leves como um quartzo rosa ou outros utensílios que não passem a ideia de agressividade.
  • Armários de alimentos e utensílios devem ser muito bem organizados, limpos e acessíveis para manter a vida financeira em ordem.
  • Flores e frutas devem ser expostas em vasos e fruteiras para elevar o chi (energia vital). 



E pessoal, gostaram das dicas? Comentem deixando a opinião de vocês sobre o Feng Shui aplicado nas cozinhas ou na casa...



2 comentários:

  1. muito legal meninas
    mostrem dicas do feng shui pro restante da casa tbm, seria muito interessante

    Bjos, Jú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jú, que bom que gostou! Pretendemos postar dicas sobre outros ambientes também, fique ligada no blog! Obrigada pela sugestão,

      Um beijo, Blog Casa de Papel

      Excluir